Essa frase eu tenho ouvido com frequência ultimamente. Estou conhecendo alguém que também tem interesse em trabalhar em algo que ela supõe que eu também tenho interesse e por algum motivo quando a pessoa olha para minha cara no meio de uma conversa trivial inicia " Não quero te desanimar mas..." e lá vem um tipo de sermão. Para mim. Pois claramente eu sou uma avoada que não tem noção de nada, apesar dela não me conhecer. E isso me irrita.

Irrita o fato que o "conselho desanimador" ser dado por pessoas que mal falaram comigo. Que não me deixaram me expressar por completo, que não tem ideia dos meus planos ou o fato que as vezes eu não tenho um, enfim desconhecidos. E como eu não quero ser grosseira, eu só concordo balançando a cabeça ou com um 'é..."

A última vez foi ontem durante uma oficina de fotografia, onde a palestrante me deu o conselho mas óbvio do mundo sobre como é muito difícil se destacar a menos que você tenha contatos ou tenha nascido em berço de ouro. E eu não soube o que falar de volta para ela, porque olha, principalmente no Brasil, isso é quase uma regra dentro da comunidade comercial-criativa. 

Mas essas pessoas olham para mim e pensam que eu não sei no que estou me metendo. E estão certas. Mas eu sei algumas coisas sobre nossa sociedade. Além do mais é muito grosseiro esse tipo de conselho para desconhecidos ou recém conhecidos.

Eu ando me irritando porque ando ouvindo com muita frequência mas e as pessoas que levam a sério esses conselhos?  Por que desanimar alguém que mal começou? Não acho que é seja com boas intenções. Me desculpe, mas não é. O que está por trás desses conselhos desanimadores é a crença que o outro não tem qualificações. É a prepotência. É um julgamento muito rápido com sentimento de pena.

Então eu peço que quem ler esse texto pense antes de começar essa frase "não quero te desanimar mas.." ou qualquer variante. Se conhece alguém novo, deixe a pessoa estar. Guarde seus conselhos para amigos ou conhecidos a mais tempo. Não para pessoas que mal conhece.

Um Comentário

  1. Entendo demais esse sentimento, é complicado demais.

    Mas tenho medo de ter feito algo assim alguma vez, sem perceber.
    Mas o que eu te desejo é muita sorte e sucesso no teu caminho :)

    ResponderExcluir

Fico feliz que desejou expor sua opinião sobre a postagem ou assunto dela <3

Saiba que há verificação de palavras e se você comentar em algo mais antigo irá para moderação, pois assim serei notificada e posso te responder!

Obrigada por ler e espero que volte!

~Bruns~