Eu sempre tive a impressão que nessa cultura em que vivo é muito esperado que você seja uma pessoa extrovertida, apesar de somente uma parcela - mínima - ser extrovertida. É como se para as pessoas ser introvertido fosse um defeito de caráter e essas pessoas devessem trabalhar para mudar isso, mesmo que isso seja um sofrimento desnecessário. 

Outro dia fui em uma oficina (workshop) de cinema, uma oficina é uma palestra/aula com algum exercício normalmente ligado à artes ou comunicação, com dois amigos e na hora de fazer o exercício em grupo não quis, ao contrário de todos, separar deles. Havia conhecidos entre os presentes porém eu não estava com vontade de me comunicar com novas pessoas. Ás vezes acontece, principalmente quando se é introvertida.

Por exemplo, durante anos eu ouvi dizer que eu era tímida, que provavelmente por internet conversaria mais do que pessoalmente e... Não. Não importa, se eu gosto da pessoa e tenho assunto, eu falo cara a cara e pela internet sem problemas, sem assunto? Ás vezes uma fofoca e cabô! Demorou uns 10 anos desde que eu me lembro que comecei a ouvir que era tímida para eu chegar a conclusão que sou introvertida e tudo bem.

Não é que eu te odeie, eu somente não estou com vontade de interagir. Ou sair de casa e ter que falar com pessoas mesmo quando elas são as pessoas mais fofas, queridas,engraçadas e inteligentes que eu já conheci. Meus amigos normalmente acabam chateados quanto a isso pois aceito em torno de 3 entre 10 convites para sair e ás vezes não quero que eles venham na minha casa. Eu sei que é chato mas é desconfortável para mim.
"Eu não tenho a habilidade de conversar facilmente com pessoas que eu nunca conheci antes"
às vezes nem com conhecidos também.

E não tem aula de teatro ou psicologa/terapia que mude isso. Não se não sem ser violenta e mudar a minha personalidade. Eu não sou mais inteligente, não me considero superior, não sou mais culta, eu sou introvertida. Eu e o  Mr. Darcy (ou não). E muita sorte já que eu decidi seguir carreira numa área de comunicação.

E eu não preciso de ajuda, eu só desejo que a maioria pare de cultivar esse ideal de extroversão.

Essa tirinha  ~aqui~  resume um pouco sobre como é ser introvertida.


2 Comentários

  1. Eu entendo perfeitamente, só que nesse processo de descobrir (ou decretar) que eu não preciso ser extrovertida, porque eu não sou, eu acabei deixando de fazer amizades e me desfiz das passadas. Hoje eu basicamente só tenho amigos via internet (mas eu realmente não vejo problema nisso).
    Eu acho que o problema não é ser introvertido, o problema é que as outras pessoas ao invés de tentarem aprender a lidar com isso e respeitarem, querem nos forçar a ser algo que simplesmente não dá. e no final nós é que acabamos com fama de chatos, sendo que na verdade essas pessoas é que estão sendo insuportáveis. Eu espero que um dia as pessoas entendam que cada um é diferente, e ninguém precisa mudar pra agradar aos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Lo, não tem nada mais desconfortavel do que me encontrar com antigos amigos q eu perdi a intimidade pq eu não sei me reaproximar e a pessoa as vezes não caiu a ficha e acha q eu desprezo ela. Só uma amiga q também é introvertida q parece q me entende ahsuhaushaus

      Excluir

Fico feliz que desejou expor sua opinião sobre a postagem ou assunto dela <3

Saiba que há verificação de palavras e se você comentar em algo mais antigo irá para moderação, pois assim serei notificada e posso te responder!

Obrigada por ler e espero que volte!

~Bruns~