Eu criei meu flickr há um bom tempo atrás. Naquele momento eu postava todas as minhas fotos possíveis e ficava ansiosa em tirar mais porque eu nunca havia tido uma câmera, mesmo ela sendo bem compacta. A primeira coisa que eu descobri foi que eu queria uma câmera mais avançada, a segunda que eu não gostava de tirar o que hoje é chamado de Selfie, por isso quando pessoas conhecidas que gostam de mim veem uma, ao me encontrarem soltam um tipo de "parabéns" e "até que enfim" para mim.

Com o passar do tempo percebi que eu realmente gostava de fotografia mas, controversamente, não estudava o bastante para melhorar. Não entendia a fotografia, eu somente queria uma imagem tão bonita quanto as que via em blogs. Com as aulas do curso técnico aprendi algumas coisas sobre produção de imagem, coisa básica e importante. Entendi que não serei o menino de 15 anos que vence concurso contra fotógrafos principais e que, para mim, fotografia deveria ter um significado especial além de uma bela imagem.

Outro dia encontrei um canal gringo de fotografia e entre os vídeos do canal havia uma série que foi como um tapa na minha face. O canal tem uma série de vídeos chamados Pro Photographer, Cheap Camera e desafia fotógrafos profissionais a tirarem fotos com câmeras "baratas" ( entre aspas pois barata em fotografia pode ser algo de 10 centavos até 5 mil reais), então pelo final do vídeo, mesmo que você não entenda a língua, eles mostram as imagem finais do desafio e, bem, a grande maioria consegue fazer um trabalho bom e criativo com que tem derrubando aquele mito de equipamentos melhores, fotografias melhores. E como isso um foi um tapa? Ora, nos últimos tempos o que mais faço com o tempo livre é procurar sobre equipamentos fotográficos pois uma parte de mim acredita que eu irei ficar mais satisfeita com minhas fotos se forem feitas em um equipamento diferente, mais avançado e consequentemente mais caro. E aí eu vejo esses vídeos que mostram que pessoas realmente talentosas não dependem do equipamento e que eu deveria parar de me importar tanto com o equipamento.


Eu ainda quero ter um equipamento melhor, entretanto também quero fotos que realmente valham algo, primeiramente, para mim.



2 Comentários

  1. Uma coisa que eu percebi é que você tem melhorado muito na fotografia, inclusive acho que comentei isso no seu flickr, mas eu acho que principalmente porque você tá descobrindo o seu próprio estilo, e não tá mais querendo ter fotos como as de outras pessoas. Acho que é importante sair da zona de conforto, o que inclui fotografar com câmeras diferentes, independente do preço. Na minha cidade tem muitos fotógrafos """""profissionais""""" com câmeras super caras (super caras MESMO), mas eu não pagaria pra nenhum deles, porque eles não tem olhar, não colocam sentimento em seus trabalhos, olham umas fotos na internet e tentam fazer igual, sem nem ao menos estudar o mínimo de luz ou composição, é uma tristeza.
    Câmera ajuda, lógico, mas o que faz a qualidade de uma foto é o fotografo.

    ResponderExcluir

Fico feliz que desejou expor sua opinião sobre a postagem ou assunto dela <3

Saiba que há verificação de palavras e se você comentar em algo mais antigo irá para moderação, pois assim serei notificada e posso te responder!

Obrigada por ler e espero que volte!

~Bruns~